Como faço a avaliação de um livro?

Claro que não existe certo e errado, cada pessoa terá sua forma e seus critérios para avaliar um livro, até porque eu não acredito que exista livro ruim, mas sim livro que não é para você! ❤️

Aqui listei alguns dos pontos que considero ao escrever uma opinião sobre um livro ou quantas estrelinhas darei no final:

O meu primeiro passo é: sempre considerar o sentimento de quem escreveu. Ou seja, se o autor fosse ler sua opinião como ele se sentiria? Ter respeito pelo trabalho dele é importante, e, fala muito sobre o nosso senso coletivo. Dito isso, vamos aos pontos que observo quando estou lendo:

✨  Tipo de escrita do autor: se eu não gosto de gatilho, não adianta eu ler um livro sabendo que tem para depois dar uma nota negativa, certo? Certo! Se sei que o autor tem uma característica que eu não gosto, já sei que não é para mim. Na maioria das vezes, os autores têm premissas muito similares e isso tem que ser considerado quando você for selecionar uma leitura, pois se eu não me conecto minha avaliação cai um pouquinho.

✨  Fluidez da história: tenho perfil inquieto, quando demora desenvolver é um problema para mim. Mas, já aconteceu de isso não rolar rápido com uma autora que amo, porém, eu sei que ela é a rainha do plot, então, valeu super a pena esperar fluir (e sim, fluiu!), mas do contrário, histórias com desenvolvimento muito lento, que enchem linguiça não rolam.

✨  Construção e desenvolvimento: algumas premissas básicas de redação são começo, meio e fim. Então, presto atenção se todos os pontos foram amarrados. Não ter um final bem escrito, meio mal desenvolvido e texto corrido, é péssimo. Não precisa ter plot, easter eggs e grandes revelações pra ser bom (mas, a gente ama), porém acredito que toda história precisa entregar as 3 premissas.

✨  Objetivo claro dos personagens: não dá para esperar de uma adolescente atitudes de um adulto, não dá para esperar de uma história escrita há 10 anos atrás (ou mais) que ela não tenha falhas nas falas com temas que hoje estamos debatendo mais, como o machismo, patriarcado, etc. Entender o objetivo de um personagem na história e considerar o que ele pode oferecer em detrimento da capacidade dele, é um fator importante para mim e precisa estar bem claro na narrativa do autor.

✨  Meu momento: quando a ressaca bate, ou estamos lendo mais de um livro, ou estou com fluxo de trabalho grande, sono, bad da vida, etc., vários fatores podem afetar meu momento. Às vezes, só não estamos num momento bom para ler aquela história, lidar com um drama ou compreender um contexto, então prefiro deixar para um momento que me sinto melhor ou considerar como me sinto e como aquela história me influencia nesses sentimentos.

E é isso, como você avalia um livro? Quais critérios você usa? Me conta nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s