O que é um livro clichê?

Frequentemente recebo pedidos de “livros para tirar da ressaca” ou “livros com histórias leves/fofas”, e, eu sempre indico um livro clichê nessas ocasiões por um simples motivo: o livro tem contexto, ou seja, tem desenvolvimento, momentos divertidos e redenção, mas você já sabe como aquela história vai se desenvolver. A graça de ler livros assim é justamente a leveza, não necessita de grandes enredos com grandes plots, é um livro para te deixar de coração quentinho.

Já vi algumas pessoas falarem sobre clichê como se fosse uma literatura ruim e sem originalidade, por conter elementos previsíveis. Acredito que há livros para cada ocasião e momento, e embora tenham um ou outro clichê, muitos conseguem construir uma trama única ou inusitada com uma narrativa simples.

Vou deixar algumas recomendações de clichês que gosto muito e recomendo sempre que possível:

Cretino Abusado
Penelope Ward e Vi Keeland

⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ❤

Esse é o campeão de indicações por mim e sempre, em todas às vezes as pessoas vêm me dizer que amaram e que realmente não esperavam muitas coisas que acontecem na história. Esse livro é o primeiro de uma série que tem ótimas histórias, e esse é meu favoritão. Ele é divertido, tenso e hot na medida certa. Tem uma reviravolta muito legal e tem um bichinho de estimação pra lá de inusitado. O clichê dele? “Las Vegas”, só leiam e me contem depois.

Amante Britânico
Penelope Ward e Vi Keeland

⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ❤

Sim, outro livro dessas duas e da mesma série, que são de histórias independentes, e eu amo esse casal demais. Eu morro em histórias com crianças e nesse tem uma mãe (maravilhosa) solo e um doutor maravilhoso. O clichê desse? “Sublocação”, um mocinho bem humorado e amoroso, a mocinha é super certinha e careta, ingredientes ótimos para uma história deliciosa.

Mirrors
ZoeX

⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ❤

Quer uma história que a química do casal demora para se dissolver e acontecer, o foco da história é muito sobre como ambos superam e lidam com as cicatrizes de sua vida? Esse é o livro. O clichê desse aqui é “Sugar Daddy”, embora o Owen nem seja tão daddy assim. As cenas são muito bem escritas, principalmente as hot, sou suspeita, pois, AMO a Zoe e o primeiro livro desse, que também é uma série (também de histórias independentes) Mar Aberto é uma delícia de história.

Engano Irresistível
Vi Keeland

⭐ ⭐ ⭐ ⭐

Confesso que quando vi que o nome do personagem principal é Caine West e músico me deu um pequeno bode (desculpa, Kim!), quaaaase desisti da história (mas ainda bem que não!). Me surpreendi positivamente sobre esse livro que tem uma tensão que se dissolve aos poucos. Tem uma história de superação muito foda que, mesmo quando você entende o que vai acontecer do meio para o fim, o desenrolar é muito bem escrito e te prende até o final. Um ótimo roteiro! O clichê desse é “crush professor e aluna”, já viu então.

Irresistíveis
Christina Lauren

⭐ ⭐ ⭐ ⭐

Irresístiveis é uma série da dupla maravilhosa Christina Lauren, então, para que vocês não cometam o mesmo erro que eu, vou listar a sequência:

Cretino Irresistível, Cretina Irresistível, Estranho Irresistível, Paixão Irresistível, Playboy Irresistível (Will obrigada por existir), Noiva Irresistível, Sempre Irresistível, Surpresa Irresistível (Niall tudo na minha carreira), Chefe Irresistível e Irresistíveis.

Todos os casais aparecem nessa sequência e é inevitável se envolver com todos eles e torcer por eles. Mesmo sendo o último livro, deu para entender mesmo assim, mas meio que reli depois da série para entender onde estavam os personagens e poder reagir a Will e Hannah e Niall e Ruby como eles mereciam (que foram meus casais preferidos).

Espero que essas dicas ajudem você a sair da ressaca e rir bastante com esses personagens assim como foram para mim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s