Porque competimos e como isso pode ser prejudicial?

Desde muito pequena convivi com esse comportamento, no começo eu não entendia a motivação desse tipo de padrão, mas a verdade é que as pessoas apenas são assim e a gente precisa lutar para sobreviver como qualquer outro animal que habita esse planeta. A rivalidade feminina não acontece só em situações de inimizade, há amigas que rivalizam por anos e nem se dão conta.

Muitos psicólogos e psiquiatras associam à seleção natural a competitividade do ser humano. E, embora eu compartilhe do pensamento quando leio pesquisas sobre esse assunto, já estamos distantes dos primeiros humanos, evoluímos muito em muitas coisas e não foi só em tecnologia. Quando uma mulher luta por igualdade de gênero, ela deve lutar também para que outras mulheres não se sintam inferiorizadas por ela. O que estamos fazendo para mudar esse comportamento?

Me motivei a escrever sobre isso, pois eu sempre digo que escolhi uma mensagem positiva nas minhas redes, mas frequentemente vejo aqui no bookstagram, que é um espaço prioritariamente feminino, mulheres feministas que riem das outras (mesmo não sendo exposed), ou tem situações como uma bookstan disse esses dias nos stories que, pessoas vão nos posts dela para fazer comentários negativos sobre a aparência dela ou sobre sua intelectualidade e a mãe dela fica triste e vai defendê-la nos comentários. Porque continuamos com esse comportamento da idade da pedra? Porque criticamos livros onde autores não tem responsabilidade com temas sensíveis, enquanto não respeitamos os espaços umas das outras nas redes? A internet é tão pequena assim que precisamos trocar farpas para crescer, para ter like, para ser melhor que a outra enquanto deveríamos ser melhores para nós mesmas?

Reflita ♥️

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s